“A nossa gestão tem uma marca muito séria de inovação e seriedade. Isso é muito importante para nós", destacou o Prefeito

LEIA TAMBÉM

Neste sábado (17/08), o prefeito Roberto Cláudio pontuou, durante o segundo e último dia da Reunião do Secretariado Municipal de Fortaleza, que as iniciativas da Prefeitura deram um significado de plenitude, integração e potência à gestão. O encontro, terceiro do ano, iniciou nesta sexta-feira (16/08) e aconteceu no Teatro São José.

“A nossa gestão tem uma marca muito séria de inovação e seriedade. Isso é muito importante para nós. As pessoas buscam quem realiza, quem entrega. Temos responsabilidade com o futuro da Cidade", destacou o Prefeito.

O dia iniciou com a palestra do empresário Vilmar Ferreira, proprietário da siderúrgica Aço Cearense, que contou sua trajetória e fez um panorama geral sobre a atual economia brasileira.

Em seguida, o coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais, Renato Lima, apresentou a proposta da nova estrutura territorial da Cidade. De acordo com o Plano Fortaleza 2040, a ideia é que a Capital passe a ter 12 Secretarias Executivas Regionais que serão formadas por 39 territórios, divididos por afinidades territoriais e socieconômicos.

Renato Lima lembrou que, com o crescimento de Fortaleza e o aumento da população, as Regionais deverão ter uma maior autonomia para atender às demandas dos moradores de forma adequada. "Tudo isso foi amplamente discutido com a comunidade e temos certeza de que será um grande avanço para a Cidade", disse.

Prefeito apertando a mão de senhor em cima do palco
Vilmar Ferreira, dono da Aço Cearense, contou sua trajetória e fez um panorama geral sobre a atual economia brasileira

Eudoro Santana, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), disse que a gestão está convicta das melhorias que virão com a nova divisão territorial. "Vai melhorar o acolhimento à população, o aproveitamento do patrimônio público e ainda faremos economia", ressaltou.

continua depois da publicidade

continue lendo

Fechando as atividades da manhã, representantes das Secretarias compartilharam um resumo das ações já realizadas e que deixarão um legado para a capital cearense. Infraestrutura, Educação, Planejamento e Gestão, Finanças, e Urbanismo e Meio Ambiente foram algumas das pastas que se manifestaram.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou números significativos: a Cidade possui a quarta melhor educação municipal do País e a primeira do Nordeste. Além disso, mais de 50 mil crianças estão matriculadas e cada vez mais alunos estão sendo alfabetizados na idade certa.

Já a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) divulgou os esforços que vêm sendo feitos para reduzir gastos na Prefeitura, a exemplo dos táxis compartilhados, iniciativa que representou uma economia de 48% nos custos do Município.

No período da tarde, finalizando o evento, o jornalista Heraldo Pereira ministrou palestra sobre a importância de uma comunicação assertiva, alinhada e bem planejada.

A informação é da Assessoria de Comunicação