LEIA TAMBÉM

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília Segurança - presídio - penitenciária da Papuda (DF) Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Unidade da federação com maior número de presos contaminados (1.620 pessoas)

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha ações de combate ao novo coronavírus discute nesta terça-feira (4) a situação da pandemia no sistema penitenciário brasileiro. A reunião, que será realizada por videoconferência, terá início às 15 horas.

Até o último dia 22, quase 14 mil presos já haviam sido contaminados pela Covid-19. Um aumento de 99,3% em 30 dias, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

continua depois da publicidade

continue lendo

Os dados somam os 5.113 casos e 65 mortes confirmadas entre servidores do sistema prisional e os 8.665 casos e 71 mortes de presos confirmadas.

Debatedores
Foram convidados para o debate, além de um representante do Ministério da Justiça:
– o secretário de Atenção Primaria à Saúde do Ministério da Saúde, Rafael Câmara;
– o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do Conselho Nacional de Justiça, Luís Geraldo Lanfredi;
– o juiz da Vara de Execuções Penais de Santa Catarina, João Marcos Buch; e
– a coordenadora de Saúde e de Tutela coletiva na Defensoria Pública Geral do Rio de Janeiro, Thaisa Guerreiro de Souza.